quinta-feira, 26 maio 2022
A+ R A-

Projetos internacionais

PROJETO INTERNACIONAL: Desporto em Diferentes Culturas 

 

PARCERIA: Escola Portuguesa de Macau / Agrupamento de Escolas de Murça 

OBJETIVOS: Estudar os hábitos desportivos. Estudar a importância da educação física no desenvolvimento psicossocial, de competências de vida e pré requisitos para um melhor aperfeiçoamento das aprendizagens essenciais dos alunos. 

 

ENQUADRAMENTO: Este projeto insere-se no âmbito de um estudo nacional, desenvolvido por professores inseridas nos cursos profissionais da vertente do Desporto com o referencial número 813353, com o propósito de estudar os hábitos desportivos e a importância da Educação Física no desenvolvimento psicossocial, de competências de vida e pré requisitos para um melhor aperfeiçoamento das aprendizagens essenciais dos alunos. 

Neste estudo serão realizadas partilhas das práticas desportivas a nível escolar, onde serão evidenciadas um conjunto de competências essenciais nas modalidades de Futsal, Badminton, Voleibol e Basquetebol. Estas modalidades obedecem a um tronco comum no que concerne aos princípios pedagógicos das disciplinas técnicas do Curso Técnico de Desporto, e de desenvolvimento psicomotor dos alunos durante o percurso escolar na disciplina de Educação Física. 

Nesta fase do projeto, ambas as escolas estão a proceder à recolha de imagens e vídeo referentes às modalidades em questão, de acordo com o Planeamento Anual da disciplina de Educação Física e das Atividades de Enriquecimento Curricular. 

A partilha e intercâmbio em reunião com ambas as escolas estácalendarizada para o terceiro período de aulas, de acordo com a disponibilidade dos alunos e da agenda de ambas as escolas. 

 

Calendarização/Tarefas 

1º Período 

2º Período 

3º ^Período 

Definição de objetivos; Conceção do projeto 

x 

 

 

Recolha e tratamento de dados ( Registos de vídeo e fotografia) 

 

x 

x 

Análise e discussão de resultados(online) 

 

x 

x 

Partilha das conclusões apresentadas e projecção de futuras parcerias ( online) 

 

 

x 

Elaboração e apresentação do relatório final do projeto 

 

 

x 

 

Nota: Garante-se a total confidencialidade dos dados recolhidos e o uso exclusivo dos mesmos unicamente para fins de investigação científica, assim como o anonimato e regime de voluntariado da participação no estudo. 

 

Os Investigadores responsáveis: 

Anabela Cristiana Fernandes 

Francisco Amaral Tomás 

João Luís Basto da Silva 

José Manuel Gomes 

(Professores de Educação Física -Agrupamento de Escolas de Murça.)