Agrupamento de Escolas de Murça

Escola sede

Rua Frei Diogo de Murça
Telf. +351259511210

Email: diravem@telepac.pt

Centro Escolar

Avenida dos Bombeiros Voluntários
Telf. +351259518407 (número da rede fixa nacional)

Email: centroescolarmurca@gmail.com

 

 

Topo Painel
sábado, 13 julho 2024
A+ R A-

Educação Especial

  • Categoria: Noticias
  • Publicado em segunda-feira, 05 dezembro 2022 16:41
  • Escrito por Lina Maria Fernandes Coelho Oliveira Aires
  • Acessos: 1859

 

 

                       

Este é o blog do grupo da Educação Especial. Tem como ação primordial divulgar algumas atividades desenvolvidas, em contexto escolar, no âmbito da Educação Especial. 

Pretende igualmente ser uma plataforma de partilha de recursos educativos digitais e outros para os diferentes graus de ensino, sobretudo, para os alunos com medidas seletivas e adicionais.

 

 

 

 

 

     COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

       

                        

                                 

O 25 de abril é uma data histórica em Portugal, marca a Revolução dos Cravos em 1974, que pôs fim a décadas de ditadura. Este evento trouxe liberdade, democracia e transformações sociais significativas para o país. A imagem dos cravos vermelhos tornou-se símbolo dessa revolução pacífica, lembrando-nos da importância da luta pela liberdade e da capacidade de mudança através da união do povo.

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, foram elaborados diversos trabalhos e desenvolvidas várias atividades dentro e fora da sala de aula no nosso Agurpamento.  Aqui fica o registo de alguns dos trabalhos feitos pelos nossos alunos.

ATIVIDADE  "ARTE EM MOVIMENTO"

 

                

No dia dedicado às artes, o Agrupamento de Escolas de Murça em parceria com o Municipio de Murça, a Santa Casa da Misericórdia e A2000 organizou o desfile designado por "Arte em Movimento". Um momento vibrante da criatividade e expressão artística. Durante esta iniciativa, os alunos foram incentivados a explorar diferentes materiais criando "chapéus loucos". O desfile foi animado pelo "Bando das Gaitas" e pela orquestra Energia do Agrupamento.Além disso, a atividade "Arte em Movimento" promoveu a integração entre diferentes áreas artísticas, incentivando os alunos a explorar formas diferentes de se expressar. Isso resultou em performances dinâmicas e multidisciplinares que envolveram e cativaram a comunidade escolar. Por esta experiência enriquecedora, os alunos não apenas aprimoraram as suas habilidades artísticas, mas também desenvolveram confiança, criatividade e sensibilidade estética. A atividade "Arte em Movimento" destacou o poder transformador da arte como uma ferramenta para promover o autoconhecimento, a comunicação e a conexão humana.

 

SEMANA DA COR "MAGENTA"

               

No final do 2.º período , o Departamento das Expressões do Agrupamento de Escolas de Murça  desenvolveu a atividade "SEMANA DA COR", este ano a cor escolhida foi a magenta. Aproveitou-se a cor,  direcionando-a  também para  a comemoração aos 50 anos do 25 de abril, como tema central. Esta escolha simbólica visou destacar a importância da liberdade, da democracia e da diversidade cultural.
Durante a atividade, os alunos foram convidados a expressar as suas ideias, sentimentos e reflexões sobre o significado do 25 de abril através de diferentes formas de expressão artística. Desde pintura e desenho até a música, os alunos exploraram a cor magenta como uma metáfora para a celebração da diversidade e da união em torno dos valores democráticos.
Essa atividade não apenas proporcionou uma oportunidade para os alunos expressarem a sua criatividade, mas também contribuiu para fortalecer o entendimento e o apreço pela história e pelos valores fundamentais da democracia portuguesa.

SEMANA DOS AFETOS

             

 

No mês de fevereiro de 2024, o Agrupamento de Escolas de Murça celebrou os afetos de maneira significativa. Ao longo de uma semana, foram desenvolvidas uma série de atividades abrangentes em todos os níveis de ensino. Durante esse período, os alunos participaram de diversas atividades voltadas para a afetividade e educação para a sexualidade. Os temas abordados incluíram emoções, valores, relações afetivas e conscientização sobre violência no namoro. Essas iniciativas visaram não apenas informar, mas também promover um ambiente escolar acolhedor e saudável, onde os alunos possam desenvolver habilidades para lidar com questões emocionais e interpessoais de forma positiva.

 

#ONDA ROSA

                             

Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro convida a comunidade a unir-se ao movimento "Outubro Rosa/Onda Rosa".O Agrupamento de Escolas de Murça habitualmente abraça esta causa convidando toda a comunidade escolar a participar.  Este ano teve como proposta a construção de uma Mandala a ser decorada em família com elementos relacionados à "Onda Rosa”.  Aqui apresentamos alguns dos trabalhos magníficos feitos pelos nossos alunos e que fizeram parte de um mural, nas diferentes escolas do Agrupamento.

 

 DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente a 16 de outubro. O Agrupamento de Escolas de Murça dedicou a semana de 16 a 20 de outubro para celebrar a referida data em todos os níveis de ensino. Durante esse período, foram realizadas diversas atividades, no âmbito do projeto PES, com a colaboração da Be/Cre, com o objetivo principal de consciencializar a comunidade escolar sobre os benefícios de uma alimentação saudável e a importância de adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Este ano, com os mais pequeninos, procurou-se através de uma história, fazer um apelo à erradicação da fome, sensibilizando os alunos para um mundo onde alimentos nutritivos estejam disponíveis e acessíveis a todos, em qualquer lugar, evitando o desperdício alimentar.

 

  

 

MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NAS CRIANÇAS E JOVENS 

         

Ao longo do mês de abril, no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, sob o lema “Serei o que me deres…que seja amor”, Slogan da Comissão Nacional, campanha simbolizada pelo Laço Azul, amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ’s, são realizadas numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos. Neste contexto, a CPCJ de Murça uniu-se a esta causa e através da representante do Ministério da Educação do nosso Agrupamento de Escolas, nesta Comissão, solicitou ao agrupamento, nomeadamente aos docentes das turmas do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, a colaboração e participação numa ação conjunta com a referida comissão sobre esta temática. Assim, foi pedida a decoração de um guarda-chuva com os direitos das crianças, para posteriormente fazerem parte de uma exposição conjunta com as várias instituições do concelho de Murça também participantes nesta iniciativa. 
 

SEMANA DA COR

              

Paz foi o tema escolhido para comemorar, este ano, a semana da cor – o branco. 
O departamento de expressões em colaboração com o grupo de educação Especial dinamizou a atividade no âmbito da semana da cor no Agrupamento de Escolas de Murça – Centro Escolar –.  
 
A atividade, que contou com a presença de todos os alunos e respetivos encarregados de educação, teve como mote a “paz” com o objetivo de  consciencializar e sensibilizar para a importância da paz na vida de cada um e de todos. 

 

 

VIVER O NATAL

A atividade, que contou com a presença de todos os alunos e respetivos encarregados de educação, teve como mote a “paz” com o objetivo de  consciencializar e sensibilizar para a importância da paz na vida de cada um e de todos. VIVER O NATAL

 

 

A atividade "Viver o Natal" teve como objetivos: divulgar e conhecer realidades culturais relacionadas com o meio; a promoção dos afetos; a valorização da autonomia e o prazer de construir elementos de ornamentação e embelezamento do espaço escolar, árvore de Natal; desenvolver hábitos de trabalho respeitando as suas dificuldades específicas e através delas proporcionar visibilidade à escola para a comunidade educativa.

 

 

DIA DE SÃO MARTINHO

 

No âmbito da Educação Especial, no (CAA), desenvolveu-se a atividade “São Martinho) com os alunos e a Auxiliar de Ação Educativa. A atividade teve como objetivos, o desenvolvimento de competências específicas, reconhecer e manter viva a tradição, comemorar a data, confraternizar, divulgar e promover a cultura popular. Foi efetuado o conto e reconto da lenda de São Martinho com os alunos, visualizada a lenda com recurso ao computador(net), efetuadas ilustrações e confecionado o bolo alusivo à data e lenda, seguindo uma receita previamente escrita no quadro com os ingredientes e respetivas quantidades, seguido da degustação de uma fatia de bolo.

 

 

ONDA ROSA

 

                           

 

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente durante o mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do cancro de mama. Durante o mês de outubro, muitas são as instituições locais, nacionais e até mundiais que assinalam esta iniciativa “Outubro Rosa” com o objetivo de sensibilizar/encorajar mulheres e homens a realizarem exames de rastreiO. 

O Agrupamento de Escolas de Murça assinalou este iniciativa em parceria com toda a comunidade escolar tendo como objetivo envolver toda a comunidade educativa, associou-se, mais um ano, a esta iniciativa.

 

DIA DA ALIMENTAÇÃO        

Semana de 17 a 22 de outubro

 

 

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, anualmente celebrado no dia 16 de outubro, comemorou-se ao longo da semana de 17 a 22 de outubro, nos vários níveis de ensino, este dia, no Agrupamento de Escolas de Murça. Foram diversas as atividades desenvolvidas que visaram sobretudo a sensibilização da comunidade escolar para os benefícios de uma alimentação saudável e a adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis. 

 

             

 

 

 

        

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 


 

 

PARCERIAS