Educação Especial
- Categoria: Noticias
- Publicado em segunda-feira, 05 dezembro 2022 16:41
- Escrito por Lina Maria Fernandes Coelho Oliveira Aires
- Acessos: 2514
Este é o blog do grupo da Educação Especial. Tem como ação primordial divulgar algumas atividades desenvolvidas, em contexto escolar, no âmbito da Educação Especial.
Pretende igualmente ser uma plataforma de partilha de recursos educativos digitais e outros para os diferentes graus de ensino, sobretudo, para os alunos com medidas seletivas e adicionais.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
16-10-2024
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, o Programa de educação para a saúde (PES) em parceria com a Biblioteca Escolar e com a colaboração de uma técnica do Centro de Saúde organizou uma série de atividades no Agrupamento de Escolas de Murça, na semana de 14 a 18 de outubro, para sensibilizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Os alunos mais novos tiveram a oportunidade de ouvir a história “O Menino que Não Gostava de Sopa”, uma narrativa divertida que pretendeu incutir o valor de experimentar novos alimentos e incluir vegetais na sua alimentação diária.
Para os alunos do 3.º e 4.º anos, para além da história “O Menino que Não Gostava de Sopa”, foi promovido o concurso “Quem Quer Ser Saudável?”, onde os alunos participaram em desafios e atividades lúdicas que testaram os seus conhecimentos sobre bons hábitos alimentares. Já os alunos do 6.º e 9.º anos participaram numa versão mais avançada deste concurso, também com o nome “Quem Quer Ser Saudável?”, mas adaptada às suas faixas etárias, com questões mais complexas sobre nutrição e estilos de vida saudáveis.
Este evento marca mais um ano de esforço contínuo na sensibilização dos alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, reforçando a necessidade de fazer escolhas alimentares conscientes para garantir o bem-estar e a saúde a longo prazo.
PES (Programa Educação para a Saúde)
BECRE (Bibliotecas Escolares do Agrupamento)
UCC (Centro de Saúde de Murça)
COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
O 25 de abril é uma data histórica em Portugal, marca a Revolução dos Cravos em 1974, que pôs fim a décadas de ditadura. Este evento trouxe liberdade, democracia e transformações sociais significativas para o país. A imagem dos cravos vermelhos tornou-se símbolo dessa revolução pacífica, lembrando-nos da importância da luta pela liberdade e da capacidade de mudança através da união do povo.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, foram elaborados diversos trabalhos e desenvolvidas várias atividades dentro e fora da sala de aula no nosso Agurpamento. Aqui fica o registo de alguns dos trabalhos feitos pelos nossos alunos.
ATIVIDADE "ARTE EM MOVIMENTO"
No dia dedicado às artes, o Agrupamento de Escolas de Murça em parceria com o Municipio de Murça, a Santa Casa da Misericórdia e A2000 organizou o desfile designado por "Arte em Movimento". Um momento vibrante da criatividade e expressão artística. Durante esta iniciativa, os alunos foram incentivados a explorar diferentes materiais criando "chapéus loucos". O desfile foi animado pelo "Bando das Gaitas" e pela orquestra Energia do Agrupamento.Além disso, a atividade "Arte em Movimento" promoveu a integração entre diferentes áreas artísticas, incentivando os alunos a explorar formas diferentes de se expressar. Isso resultou em performances dinâmicas e multidisciplinares que envolveram e cativaram a comunidade escolar. Por esta experiência enriquecedora, os alunos não apenas aprimoraram as suas habilidades artísticas, mas também desenvolveram confiança, criatividade e sensibilidade estética. A atividade "Arte em Movimento" destacou o poder transformador da arte como uma ferramenta para promover o autoconhecimento, a comunicação e a conexão humana.
SEMANA DA COR "MAGENTA"
SEMANA DOS AFETOS
No mês de fevereiro de 2024, o Agrupamento de Escolas de Murça celebrou os afetos de maneira significativa. Ao longo de uma semana, foram desenvolvidas uma série de atividades abrangentes em todos os níveis de ensino. Durante esse período, os alunos participaram de diversas atividades voltadas para a afetividade e educação para a sexualidade. Os temas abordados incluíram emoções, valores, relações afetivas e conscientização sobre violência no namoro. Essas iniciativas visaram não apenas informar, mas também promover um ambiente escolar acolhedor e saudável, onde os alunos possam desenvolver habilidades para lidar com questões emocionais e interpessoais de forma positiva.
#ONDA ROSA
Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro convida a comunidade a unir-se ao movimento "Outubro Rosa/Onda Rosa".O Agrupamento de Escolas de Murça habitualmente abraça esta causa convidando toda a comunidade escolar a participar. Este ano teve como proposta a construção de uma Mandala a ser decorada em família com elementos relacionados à "Onda Rosa”. Aqui apresentamos alguns dos trabalhos magníficos feitos pelos nossos alunos e que fizeram parte de um mural, nas diferentes escolas do Agrupamento.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente a 16 de outubro. O Agrupamento de Escolas de Murça dedicou a semana de 16 a 20 de outubro para celebrar a referida data em todos os níveis de ensino. Durante esse período, foram realizadas diversas atividades, no âmbito do projeto PES, com a colaboração da Be/Cre, com o objetivo principal de consciencializar a comunidade escolar sobre os benefícios de uma alimentação saudável e a importância de adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Este ano, com os mais pequeninos, procurou-se através de uma história, fazer um apelo à erradicação da fome, sensibilizando os alunos para um mundo onde alimentos nutritivos estejam disponíveis e acessíveis a todos, em qualquer lugar, evitando o desperdício alimentar.
MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NAS CRIANÇAS E JOVENS
SEMANA DA COR
VIVER O NATAL
A atividade, que contou com a presença de todos os alunos e respetivos encarregados de educação, teve como mote a “paz” com o objetivo de consciencializar e sensibilizar para a importância da paz na vida de cada um e de todos. VIVER O NATAL
A atividade "Viver o Natal" teve como objetivos: divulgar e conhecer realidades culturais relacionadas com o meio; a promoção dos afetos; a valorização da autonomia e o prazer de construir elementos de ornamentação e embelezamento do espaço escolar, árvore de Natal; desenvolver hábitos de trabalho respeitando as suas dificuldades específicas e através delas proporcionar visibilidade à escola para a comunidade educativa.
DIA DE SÃO MARTINHO
No âmbito da Educação Especial, no (CAA), desenvolveu-se a atividade “São Martinho) com os alunos e a Auxiliar de Ação Educativa. A atividade teve como objetivos, o desenvolvimento de competências específicas, reconhecer e manter viva a tradição, comemorar a data, confraternizar, divulgar e promover a cultura popular. Foi efetuado o conto e reconto da lenda de São Martinho com os alunos, visualizada a lenda com recurso ao computador(net), efetuadas ilustrações e confecionado o bolo alusivo à data e lenda, seguindo uma receita previamente escrita no quadro com os ingredientes e respetivas quantidades, seguido da degustação de uma fatia de bolo.
ONDA ROSA
O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente durante o mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do cancro de mama. Durante o mês de outubro, muitas são as instituições locais, nacionais e até mundiais que assinalam esta iniciativa “Outubro Rosa” com o objetivo de sensibilizar/encorajar mulheres e homens a realizarem exames de rastreiO.
O Agrupamento de Escolas de Murça assinalou este iniciativa em parceria com toda a comunidade escolar tendo como objetivo envolver toda a comunidade educativa, associou-se, mais um ano, a esta iniciativa.
DIA DA ALIMENTAÇÃO
Semana de 17 a 22 de outubro
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, anualmente celebrado no dia 16 de outubro, comemorou-se ao longo da semana de 17 a 22 de outubro, nos vários níveis de ensino, este dia, no Agrupamento de Escolas de Murça. Foram diversas as atividades desenvolvidas que visaram sobretudo a sensibilização da comunidade escolar para os benefícios de uma alimentação saudável e a adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.